quarta-feira, 6 de junho de 2012

DOCE OLINDA

Comemoramos hoje o aniversário de nossa querida poetisa Olinda Ribeiro.

Num gesto de extrema delicadeza, há alguns dias ela enviou-me esses dois poemas inéditos que refletem, sempre, a expressão mais pura e suave de uma alma 'perfumada', como bem a caracterizou nossa amiga Catarina Ribeiro, outro ser humano admirável.

Meus agradecimentos a essas pessoas tão especiais.


Hoje respira doce e sorri…

Perto do lusco-fusco
Senta-te à minha beira
Inspira o momento
Ganha o sopro do vento
Liberta-te doce e aligeira
O cansaço dorido e brusco
Amena por um instante
Importa saber constante
A paz, o amor, o lusco-fusco…

Liberta-te, senta-te à minha beira…
E descansa
Que o amanhã chegará…
O amanhã cuida de Si!
Hoje respira doce e sorri…

 
Olinda Ribeiro

*        *        *

Há egoísmo muito bom!

Este meu egoísmo é azul
Tenho muita sorte em tê-lo
Bordeja-me o juízo com desvelo
Augura que o bem-bom me estimule.
Calculo que seja acetinado
Ligeiro em tons de Malva
Ou então de rosa-brava
Aí será um pouco pró aveludado.

Mas tenho contudo a certeza
Que é um egoísmo formidável,
Imponente! Majestoso! Sorridente!
Azul! Egoísmo azul! Que Beleza!
Delicado, irreverente, sustentável,
O egoísmo próprio de gente…

Olinda Ribeiro

*        *        *

30 comentários:

  1. Muitos parabéns Olinda E muito obrigada por sua gentileza.

    Os poemas estão lindos adorei.

    Beijos

    Lisa

    ResponderExcluir
  2. UÊ muitos parabéns sra poetisa, mas que poesias maravilhosas a gente se prende em suas palavras tão formosamente delineadas.

    Dulce

    ResponderExcluir
  3. Muitos parabéns Olinda Ribeiro!
    E claro como sempre suas poesias me encantam.
    Um beijo de parabéns de um jovem admirador.

    João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Manuel Braga dos Reisquinta-feira, junho 07, 2012

    Felicito-a por seu aniversário agradeço por suas poesias que como sempre são fantásticas.
    Beijos para ambas Poetisa e Sueli

    Manuel Braga dos Reis

    ResponderExcluir
  5. fiquei muito bobão aquando da descoberta do aniversário de nossa poetiza por ser aniversário de papai, muitos parabéns para os aniversariantes e um obrigadão pelas poesias que estão demais.

    Jonas Leal

    ResponderExcluir
  6. Olinda Ribeiro desejo que tenha tudo de bom, gosto muito de suas poesias me deixam de bem com a humanidade.

    Beijo

    Xanela

    ResponderExcluir
  7. Minha cara que seu aniversário traga pra você o fruto da sabedoria já que seu talento nós estamos apreciando.
    Beijos também pra nossa Sueli

    Luís Madeira

    ResponderExcluir
  8. Muito agradeço para Catarina, Olinda e Sueli por fazerem um time fabuloso aqui no Ouriço Elegante que já era muito apreciado aqui em meu sitio mas que agora é o principal fornecedor de boa poesia.
    beijos para todas

    josé matias

    ResponderExcluir
  9. Muitos parabéns pra nossa poetisa portuguesa tão querida! AH e que Deus proteja ela pra que continue nos enviando suas poesias.
    bjs

    Neuza

    ResponderExcluir
  10. Tenha sempre do bom do que avida contém tenha muitos amigos e saúde também!
    Gostei das novas poesias alimentam o coração da gente.

    Geraldo Fontoura

    ResponderExcluir
  11. Quanta sabedoria!
    Muitos parabéns e tudo de bom!

    michele

    ResponderExcluir
  12. Fátima Loureirodomingo, junho 10, 2012

    Bem que gostaria de em seu dia de aniversário a ter felicitado, mas a felicito agora e desejo tudo de bom e muita paz, agradeço também por seus dotes poéticos que são muito sedutores.
    Beijo

    Fátima Loureiro

    ResponderExcluir
  13. Muitos Parabéns e aprecio muito sua poesia é cheia de colorido e de música suave.

    Noroel

    ResponderExcluir
  14. Certamente muita função da poesia de Olinda Ribeiro é fazer um chamado ao nosso interior e despertar para a natureza que nos rodeia e fazer a tomada de consciência que somos unos, pois bem registrei e me inteirei da minha consciência.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Ouriço Elegante, Boa noite Sueli, Boa Noite Olinda Ribeiro e muitos parabéns por seu aniversário, agradeço por partilhar o perfume de suas poesias comigo me sinto de fato um homem mais sereno por permitir que suas poesias oxigenem minha mente e apaziguem meu coração sem receios de assumir minhas fraquezas.
    Que Jesus abençoe todos vocês.

    Edivaldo Lima

    ResponderExcluir
  16. Zézinho Fronteiradomingo, junho 10, 2012

    Ainda bem que dei uma olhada e vi minha poetiza predileta parabéns e conte muitos, gosto demais destes doces poemas.

    Zézinho

    ResponderExcluir
  17. Muitos parabéns e adoro seus poemas todos eles!

    Paola

    ResponderExcluir
  18. Agrada-me saber que a poetisa tem carinho por nós e que nos dedica seus poemas tão delicados, muitas felicidades e que Deus Guie seus passos e proteja seu talento.
    BJS

    Joelma

    ResponderExcluir
  19. Antónia Félix Pascoalsegunda-feira, junho 11, 2012

    Mas que convite maravilhoso! E o soneto também está divinal! É uma poetiza da Alma!
    Adoro Ela!
    Grata a você Sueli!
    beijo

    Antónia

    ResponderExcluir
  20. Muito bons gostei e vou voltar mais vezes.

    Pedro Martinho

    ResponderExcluir
  21. Esta poetiza é mesmo BARBARA!!!

    beijos
    Barbara

    ResponderExcluir
  22. Bom muito bom, e ainda que muito atrasados muitos parabéns e que a vida lhe sorria. Agradeço por suas poesias que são um manancial de água bem fresquinha.

    David

    ResponderExcluir
  23. Doçura e gostusura!
    Parabéns.

    Beijo para Aniversariante e para nossa Sueli

    ResponderExcluir
  24. Andei a ler tudo desta poetiza e amei, vou voltar pois também gostei do blogue no geral.

    Margareth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Margareth
      Obrigada pelo comentário e seja muito bem vinda.

      Excluir
  25. Bom dia
    andei por aqui me deliciando, hoje não resisto em mandar um alô, pra variar, é muito agradavel ler os comentários dos leitores expressando suas opiniões, lamento sim que poucos autores aos olhos dos leitores sejam tão pouco atrativos se atraissem tanto quanto esta poeta que parece ter mel todos os escritos estariam recheados de comentários, tentei perceber o porquê já que também somos berço de grandes poetas, mas de fato falando por minha própria pessoa é que fica presa na mente a poesia fica instalada e vai ganhando seu espaço na nossa mente e quando dou por mim virou dicas de pensamento diário e logo sinto que a poesia desta poeta bem que poderia ser escrita por mim tão simples que é. Não sei se me fiz entender, porque eu gostaria de ver nossos grandes poetas bem comentados mas eu também não comento pois quando os leio gosto aprecio me emociono mas não sinto o chamamento pra comentar.
    Olha aí prestimosa Sueli Madeira acho que você me entende pois sendo professora conhece com certeza estes meandros internos. Um grande abraço pra você e espero que continue sempre puxando pela cultura e nos proporcionando estes mimos que sempre vão enriquecendo a gente. Mas também enquanto ser humano merece nossa gratidão e muito carinho por pegar em seu tempo e partilhar connosco. Te admiro pra valer, e um abraço também pra todos os poetas (Especialzinho pra Olinda Ribeiro).

    Bento Cravinho

    ResponderExcluir
  26. será que pode corrigir meu nome por favor?

    me chamo Bento Cravinho

    (por causa também destas gafes que não gosto de comentar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bento Cravinho,
      Como pode ver, seu nome foi corrigido. Não por mim, mas pela equipe dos blogger. Repare que a assinatura ou quando o digitamos, o nome vem corretamente. A falha deve ser no sistema de blogues. Desculpe por isso e não se aborreça. Seus comentários são importantes para mim.
      Bj

      Excluir
  27. Caríssimo Bento,
    Compreendo perfeitamente o seu recadinho, e agradeço. Sou verdadeiramente admiradora da poesia de Olinda Ribeiro, assim como de todos os outros poetas e escritores que têm aqui a divulgação para quem quiser refletir, descansar, entreter-se, de um modo geral. Digamos que é um hobby que cultivo há muitos anos, antes mesmo de haver computadores ou internet. É uma extensão das minhas agendas e cadernos antigos. A diferença é que agora, tudo ficou exposto. Continuarei, sim, agradecendo aos amigos que compartilham esse gosto. Bj

    ResponderExcluir