sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EDUARDO GALEANO e Machado de Assis

Galeano, a respeito de Machado de Assis

"1897 / Rio de Janeiro:
Ele é o grande romancista latino-americano desse século. Seus livros tiram as máscaras, com amor e humor, da alta sociedade de desocupados que ele, filho de pai mulato, conquistou e conhece como ninguém. Machado de Assis arranca a decoração de papel, falsas molduras de falsas janelas com paisagens da Europa, e pisca o olho para o leitor enquanto despe a parede de barro."

De Eduardo Galeano em "Memória do Fogo", trilogia que acaba de ser publicada na Série Ouro L&PM: http://bit.ly/17JXO1E

"1897 / Rio de Janeiro:

Ele  é o grande romancista latino-americano desse século. 
Seus livros tiram as máscaras, com amor e humor, da alta sociedade de desocupados que ele, filho de pai mulato, conquistou e conhece como ninguém. 
Machado de Assis arranca a decoração de papel, falsas molduras de falsas janelas com paisagens da Europa, e pisca o olho para o leitor enquanto despe a parede de barro."

Eduardo Galeano em "Memória do Fogo".


*            *            *



Início do romance "Ressurreição" 
Machado de Assis

“Naquele dia, — já lá vão dez anos! — o Dr. Félix levantou-se tarde, abriu a janela e cumprimentou o sol.

O dia estava esplêndido; uma fresca bafagem do mar vinha quebrar um pouco os ardores do estio; algumas raras nuvenzinhas brancas, finas e transparentes se destacavam no azul do céu. Chilreavam na chácara vizinha à casa do doutor algumas aves afeitas à vida semi-urbana, semi-silvestre que lhes pode oferecer uma chácara nas Laranjeiras.

Parecia que toda a natureza colaborava na inauguração do ano.

Aqueles para quem a idade já desfez o viço dos primeiros tempos, não se terão esquecido do fervor com que esse dia é saudado na meninice e na adolescência. Tudo nos parece melhor e mais belo, — fruto da nossa ilusão, — e alegres com vermos o ano que desponta, não reparamos que ele é também um passo para a morte”.

*           *            *

"Ressurreição"- primeiro romance de Machado de Assis, publicado em 1872.

Nenhum comentário:

Postar um comentário