terça-feira, 14 de abril de 2015

ADRIANO DIAS - "E eu, de novo, tentando fazer em versos..."


Tela de Tahis Dz

E eu, de novo, tentando fazer em versos
os pedaços dispersos
que apreendo de quem é você, 
cuja beleza, 
poesia viva, 
quero tornar letra, subjetiva,
mas a arapuca da palavra, sem escolha, 
sabota meu projeto
tão logo toco a tinta na folha
e tudo que era você por completo,
e me dominava ainda agorinha, 
acaba emoção de esteta, 
e mais,
enquanto o texto por si, caminha,
nada perto do que era antes,
eu, apaixonado pelos termos,
melodia das vogais,
pelo ritmo das consoantes,
mergulho no inebriante precipício que só vemos
no exercício da criação da arte.

E esse novo fracasso,
o presente poema que faço
e as delícias de compô-lo,
muito mais que consolo,
proporciona o mesmo nível epifânico de deleite
que tenho ao ver seu rosto, corpo inteiro,
ouvir o canto, sentir seu cheiro.

Nem espero que entenda, tampouco que aceite,
mas saiba que ainda mais lhe devo 
na contabilidade dos prazeres que me desperta!
Agora, além de sua realidade concreta,
o gozo de contemplar seu relevo,
soma-se a transcendência a que me elevo,
quando aqui me faço poeta!

*    *    *
Adriano Dias - página 'Semema'

Nenhum comentário:

Postar um comentário