sábado, 9 de maio de 2015

ADRIANO DIAS - "Escrevo aqui meus últimos..."

Arte: Erik Jones

Escrevo aqui meus últimos versos,
meio vagos, ansiosos, dispersos,
estou sendo seguido...
antes que me despedacem, despeço-me aqui,
preciso fugir,
estão atrás de mim, 
sequiosos de vasculhar a fonte de meus poemas,
roubar à carne de minhas entranhas o que sai da pena.
E arrombarão cada compartimento,
meu baú de metáforas,
as sacas de sinestesias orientais,
compotas de aliterações,
talvez que nem minha memória sobre.
Ainda planejam carregar a reboque,
puxado por um cabresto,
o complexo maquinário 
que agora uso para fazer este último texto.
Esses bárbaros analfabetos
rasgarão meu couro 
e, diferente da galinha dos ovos de ouro,
de mim verterão épicos completos,
dramas, rimas raras, heróis cristãos e mouros,
e se formará ao chão
uma poça de eus-líricos com seus rostos
boiando entre os mais complexos paradoxos.
Aí acometerão, esfomeados,
por todos os lados,
todo tipo de gente pilhar meus escombros literários,
a turba faminta de palavras, 
de um sentido para suas vidas,
sorvendo-me as letras como fossem comida,
incapazes de saber que as verdades poéticas têm seu tempo,
têm sua hora,
e que as guardava em mim até agora
não por usura,
os poemas nunca foram meus,
mas para uma plenitude gradativamente futura...
Portanto, 
Adeus...

*        *        *
Adriano Dias - página 'Semema'

Nenhum comentário:

Postar um comentário