segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

POR QUE CRIAR UM BLOG?



"POR QUE VOCÊ TEM UM BLOG?"

Chamou-me a atenção esta pergunta que encontrei no blog fiodeariadne.blogspot.com, interessantíssimo. Encontrei-o "navegando à deriva", procurando não sei o quê.
Eu quis postar meu comentário, mas como sou atrapalhada, não consegui. Enfim, o que eu disse foi o seguinte:

Tenho, sim, um blog, criado há pouquíssimo tempo. Penso que já era "blogueira" mesmo antes do advento da internet, pois minhas agendas guardavam, não apenas as anotações e compromissos para o ano, mas também  recortes de escritos que me interessavam, surpreendiam ou tocavam de algum modo (notícias variadas sobre política, cotidiano,comportamento;  trechos de livros ou poemas que estivesse lendo, charges, essas coisas).
Alguns amigos e familiares que tinham conhecimento desse meu hábito esquisito, gostavam de ler as tais agendas e se divertiam lembrando os acontecimentos. Alguns, mais empolgadinhos, diziam até que eu deveria escrever um livro, pois material não faltaria.
É, mas me falta coragem. Gosto de escrever, mas sou uma crítica severa de mim mesma. Nunca penso que o meu texto está bom.  Gosto de pintar, mas aqui no blog aparece apenas uma tela minha. Há sempre um "mas".
Meu blog tem a função mais ou menos parecida com a das minhas agendas: sem pretensões maiores, depositário das coisas de que gosto, ou das que não gosto e comento.
Assim, vou fazendo as coisas do meu jeito, do meu jeito esquisito, mas do jeito que sei.
Tenho muito o que aprender nesses novos tempos cibernéticos Sou da geração das anotações em papel, no máximo da "máquina de escrever" (rsrsrsrsrsrs).  É... sou antiga...
Acredito já ter feito algum progresso.  Pouquinho, mas fiz. Meus textos, no blog, estão no marcador "Baú do Ouriço" e são digitados em azul.
Na verdade, o que gosto, mesmo, é de LER, para aprender, para conhecer, para expandir as idéias e o mundo restrito de cada um .
Sem dúvida, a internet proporciona essa expansão e o blog é uma forma de continuar arquivando o que considero importante, bonito, necessário. Só que está tudo exposto aos olhos do mundo, o que, para mim, é um exercício de humildade. Afinal, um blog expressa os pensamentos e gostos do autor, ainda que este não se identifique explicitamente, mas se expõe e se submete ao olhar do outro.
Tentei responder à pergunta. Será que consegui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário