domingo, 19 de junho de 2011

VIVA A MÚSICA !



O PODER DAS CANÇÕES
Trechos de artigo na revista Isto É, seção Medicina e Bem-estar, publicado em 2009.
Por Cilene Pereira


O bem-estar promovido quando se ouve uma boa música é inegável. Mas a ciência está descobrindo que os benefícios da canção para o corpo e a mente vão muito além do relaxamento.
Pesquisas feitas em vários laboratórios espalhados pelo mundo informam que as composições contribuem para o alívio da dor, atenuam a depressão, ajudam no tratamento de doenças respiratórias, afiam o funcionamento cerebral e até auxiliam na restauração da visão de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral.
(...)
Mas o que outros estudos estão demonstrando é um espectro mais amplo de vantagens. Um trabalho realizado no Instituto do Coração, em São Paulo, com 70 doentes revelou que aqueles que ouviam música clássica durante durante a realização de um cateterismo diagnóstico (procedimento no qual um cateter é levado até o coração para identificar eventuais obstruções nas artérias) ficaram bem menos ansiosos do que os submetidos ao exame sem trilha sonora.
(...)
Na Inglaterra, uma equipe do Imperial College London descobriu que a música ajuda pessoas com a visão debilitada após um acidente vascular cerebral. Eles verificaram que os indivíduos enxergavam melhor quando ouviam suas canções preferidas. "Acredito que o prazer que isso proporciona libera substâncias que facilitam a transmissão de sinais entre os neurônios", explicou à ISTO É o pesquisador David Soto, autor do trabalho. (...)
De fato, está provado que há mudanças significativas dentro do organismo promovidas pela música. "Ouvir ou apenas pensar em uma música estimula o fluxo sanguíneo entre as redes de neurônios", disse à ISTO É Wendy Magee, pesquisadora de musicoterapia do Instituto de Reabilitação Neuropaliativa, em Londres.
Em um trabalho publicado na última edição do jornal Circulation, da Associação Americana de Cardiologia, pesquisadores italianos descreveram outros efeitos: quando o andamento é lento, os vasos sanguíneos se dilatam, resultando em uma queda da pressão arterial. Se for mais rápido, ao contrário, há uma contração dos vasos, elevando a pressão. E períodos com frases musicais longas, como no coro "Va Pensiero", da ópera "Nabuco", de Verdi, sincronizam o ritmo dos batimentos cardíacos. 
É a mudança do corpo pelo som. "Toda forma de arte, inclusive a música, é um caminho seguro e direto de transformação, diz o médico Samir Rahme.

Então, Viva a Música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário