quarta-feira, 28 de março de 2012

MILLÔR FERNANDES - RIP


Millôr Fernandes
Escritor, desenhista, dramaturgo, humorista, poeta, jornalista
1924-2012

Luis Fernando Verissimo, escritor: "O que me impressionava no Millôr era que ele era um sujeito brilhante em qualquer situação. Não só escrevendo, mas produzindo ou numa simples conversa do dia a dia. Ele tinha uma mente realmente brilhante, era interessado por tudo e comentava todos os assuntos sempre de um jeito diferente e genial mesmo. O curioso é que os humoristas costumam ser pessoas tristes, mas o Millôr, não. Era uma pessoa absolutamente interessada pela vida. Houve uma vez em que fomos convidados para um encontro literário, em Passo Fundo, e o Millôr fez uma participação que foi absolutamente educativa. Ele deu um discurso que era um elogio à democracia, uma defesa aos direitos humanos. Então, assim que ele terminou a sua palavra, nos disse que o que ele havia lido era o discurso de posse do general Médici. Ou seja, disse para a gente não se empolgar muito com as palavras, que é para termos cuidado, porque nem sempre elas passam ou representam a realidade. E esse ensinamento veio de um homem que era apaixonado e um estudioso das palavras."
**

Ziraldo, cartunista: "Uma vez me deparei com um quadro do Magritte, que era um homem de terno e gravata, num plano americano, e no lugar da cabeça, um sol.


Peguei aquela imagem e mandei para o Millôr com um recado: 'Millôr, achei o seu retrato, foi o Magritte que te pintou'. O Millôr era isso: no lugar da cabeça, uma explosão de luz. Uma luz que se apagou. Para mim, ele era essa imagem. O Millôr detestava essa coisa de falar da pessoa depois da morte. Então é difícil acrescentar alguma coisa sobre o que ele foi. E é difícil porque não tenho nada de novo para dizer, entende? Éramos amigos, trabalhamos juntos... A gente estava esperando... A bruxa está solta. Na semana passada foi o maior humorista da TV, agora o maior humorista da imprensa... Acho que eu não estou me sentindo bem. É como a frase que ele dizia: 'Cristo morreu, Newton morreu, Einsten morreu... E eu não estou me sentindo muito bem'.
**


Algumas frases do MILLÔR

"Fiquem tranquilos os poderosos que têm medo de nós: nenhum humorista atira pra matar.”

“O cadáver é que é o produto final. Nós somos apenas a matéria prima.”

“O homem é o único animal que ri. E é rindo que ele mostra o animal que é.”

“Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.”

“Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos muito bem.”

“O otimista não sabe o que o espera.”

“Eu também não sou um homem livre. Mas muito poucos estiveram tão perto.”

“Nunca ninguém perdeu dinheiro apostando na desonestidade.”

“Brasil, condenado à esperança.”

“Brasil; um filme pornô com trilha de Bossa Nova.”

“Todo homem nasce original e morre plágio.”

“O dedo do destino não deixa impressão digital.”

“Sabemos que VOCÊ, aí de cima, não tem mais como evitar o nascimento e a morte. Mas não pode, pelo menos, melhorar um pouco o intervalo?”

"Repito um velho conselho, cada vez mais válido, sobretudo pro Congresso: Quando alguém gritar “- Pega ladrão”, finge que não é com você"

"Quando os eruditos descobriram a língua, ela já estava completamente pronta pelo povo. Os eruditos tiveram apenas que proibir o povo de falar errado".

"A infância não, a infância dura pouco. A juventude não, a juventude é passageira. A velhice sim. Quando um cara fica velho é pro resto da vida. E cada dia fica mais velho."

"Não devemos odiar com fins lucrativos. O ódio perde a sua pureza".

"Um Homem só é completo quando tem família; mulher e filhos. Desculpe: completo ou acabado?"

"Deus é realmente um ser superior. Não há nada nem parecido no Governo Federal".

"Prudência: E devemos sempre deixar bem claro que nenhum de nós, brasileiros, é contra o roubo. Somos apenas contra ser roubados".

"Feliz é o que você percebe que era, muito tempo depois".

"Aprenda de uma vez: Se você acordou de manhã é evidente que não morreu durante a noite. A felicidade começa com a constatação do óbvio".

"Nem só comer e coçar é questão de começar. Viver também".

"Os ateus têm um Deus em que nem eles acreditam".

"Tudo na vida tem uma utilidade - se não fosse o mau cheiro quem inventaria o perfume?"

"Voto de pobreza, obviamente só pode ser feito por rico".

"Errar é humano. Botar a culpa nos outros também".

"Anatomia é uma coisa que os homens também têm, mas que, nas mulheres, fica muito melhor".



*       *       *

Nenhum comentário:

Postar um comentário