quarta-feira, 28 de março de 2012

'PARA CRIAR PASSARINHO' - Bartolomeu Campos de Queirós


Bartolomeu Campos de Queirós
25 de agosto de 1944 – 16 de janeiro de 2012



Escritor mineiro da cidade de Papagaios, Região Central de Minas Gerais, ocupava a Cadeira 26 na Academia Mineira de Letras (AML).



Para bem criar passarinho é bom ter asas na alma, imensa inveja dos voos e viver leve com as penas. Isso se consegue descobrindo a alegria de possuir um céu aberto como casa e ter como caminho a distância do nascente ao crepúsculo, sempre.
(...)

Para bem criar passarinho há que se sonhar borboleta, anjo ou estrela cadente. É importante ter imensas intimidades com o nada, admirar o vazio e um especial encantamento pelo azul que existe muito depois das nuvens, infinito adentro.
(...)

Para bem criar passarinho é bom visitar as montanhas para deixar repousar as penas. E depois de altos passeios, sem deixar marcas de passagem, descansar entre montes e distância. Por ser assim, contemplar com o coração o além, onde só as rezas enxergam.
(...)

Para bem criar passarinho é necessário prender o universo - dos mares ao firmamento - em uma gaiola respirando azul e infinito por todos os lados. É seguro declarar que nenhum espaço é demais para os voos. Para bem criar passarinhos é preciso experimentar as asas, sempre.


*            *            *
 
Do livro: 'Para criar passarinho'

Nenhum comentário:

Postar um comentário