quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ALBERT EINSTEIN

Albert Einstein
Ulm, Alemanha, 14 de março de 1879 - Princeton , Estados Unidos,  18 de abril de 1955

“Não sou ateísta e não acho que posso me chamar de panteísta.
Estamos na situação de uma criança que entra em uma enorme biblioteca cheia de livros escritos em muitas línguas.
A criança sabe que alguém escrevera aqueles livros, mas não sabe como.
Não entende os idiomas nos quais eles foram escritos.
Suspeita vagamente que os livros estão arranjados em uma ordem misteriosa, que ela não compreende.
Isso, me parece, é a atitude dos seres humanos, até dos mais inteligentes, em relação a Deus. Vemos o universo maravilhosamente arranjado e obedecendo a certas leis, mas compreendemos essas leis apenas vagamente.
Nossa mente limitada capta a força misteriosa que move as constelações.”

**

“Uma outra questão é a contestação da crença em um Deus personificado.
Freud endossou essa ideia em sua última publicação.
Eu próprio nunca assumiria tal tarefa, porque tal crença me parece preferível à falta de qualquer visão transcendental da vida, e imagino se seria possível dar-se, à maioria da humanidade, um meio mais sublime de satisfazer suas necessidades metafísicas.
**

“Quem quer que tenha passado pela intensa experiência de conhecer bem-sucedidos avanços nesta área (ciência) é movido por profunda reverência pela racionalidade que se manifesta em existência… a grandeza da razão encarnada em existência.”
**

“Todos os que seriamente se empenham na busca da ciência convencem-se de que as leis da natureza manifestam a existência de um espírito imensamente superior ao do homem, diante do qual nós, com nossos modestos poderes, devemos nos sentir humildes.”
**

“Minha religiosidade consiste de uma humilde admiração pelo espírito infinitamente superior que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com nossa mente frágil.
Essa convicção profundamente emocional da presença de um poder racional superior, que é revelado no incompreensível universo, forma minha ideia de Deus.”


Albert Einstein

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário