quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ANTONIO SKÁRMETA - 'O carteiro e o poeta'

Sinos em Isla Negra
O Carteiro e o Poeta
Antonio Skármeta

"Quero que você vá com este gravador passeando pela Ilha Negra e grave todos os sons e ruídos que vá encontrando. 
Preciso desesperadamente de algo, nem que seja o fantasma da minha casa. A minha saúde não anda nada bem. 
Sinto falta do mar. Sinto falta dos pássaros. Mande para mim os sons da minha casa. 
Entre no jardim e faça soar os sinos. 
Primeiro grave esse repicar suave dos sininhos pequenos quando o vento bate neles, e depois puxe o cordão do sino maior, cinco, seis vezes. Sinos, meus sinos! 
Não há nada que soe tão bem como a palavra sino se a penduramos num campanário junto ao mar. 
E depois vá até as pedras e grave a arrebentação das ondas. 
E se ouvir gaivotas, grave. 
E se ouvir o silêncio das estrelas siderais, grave. 

Paris é muito bonita, mas é uma roupa que fica muito grande para mim. 
Além do mais, aqui é inverno e o vento revolve a neve como um moinho a farinha. 
A neve sobe, sobe, trepa pela minha pele. Ela me faz um triste rei com sua túnica branca. Já está chegando à minha boca, já tapa meus lábios, já não me saem as palavras".
(p. 83-84)


*              *               *

Nenhum comentário:

Postar um comentário