sábado, 21 de dezembro de 2013

MÁRIO QUINTANA - Bilhete (Natal)

BILHETE 

Ora, como dizia o festejado 
arqui-sofista Valerius: 
"O Universo é uma nódoa 
na perfeição do Não-Ser"... 
Relembro isto ao tentar mandar-te 
- ante a pureza intocada 
desta página - 
uma mensagem 
de Natal. "Mas" 
- diz-me a página, "essa mensagem 
foi mandada há muito (pergunta 
aos três Reis Magos 
se não foi...)" 
Ah! sim, eles tinham a Estrela! 
Mas onde é que ela está? 
A gente por aqui só encontrou depois 
estrelas pirotécnicas 
estrelas-do-mar 
estrelas de generais. 
Melhor não falar e 
- em vez de escrever 
qualquer palavra que macularia 
uma pobre página, ainda nuinha 
como a verdade - 
será bom apenas desenhar 
coisas 
sem nenhum conceito 
para atrapalhar... 
Hoje, 
dia de Natal, 
eu desenharia pois 
toscamente - 
nesta página 
a Virgem, o Menino, o burrico... 
- imagina 
o bem que isso nos faria aos dois...
Porque então, 
eu não estaria 
te mandando uma idéia 
apenas...
Eu te mandaria uma Visão!

Mario Quintana in: Da Preguiça como Método de Trabalho - 1987

Bilhete
Mário Quintana

Ora, como dizia o festejado 
arqui-sofista Valerius: 
"O Universo é uma nódoa 
na perfeição do Não-Ser"... 
Relembro isto ao tentar mandar-te 
- ante a pureza intocada 
desta página - 
uma mensagem 
de Natal. "Mas" 
- diz-me a página, "essa mensagem 
foi mandada há muito (pergunta 
aos três Reis Magos 
se não foi...)" 
Ah! sim, eles tinham a Estrela! 
Mas onde é que ela está? 
A gente por aqui só encontrou depois 
estrelas pirotécnicas 
estrelas-do-mar 
estrelas de generais. 
Melhor não falar e 
- em vez de escrever 
qualquer palavra que macularia 
uma pobre página, ainda nuinha 
como a verdade - 
será bom apenas desenhar 
coisas 
sem nenhum conceito 
para atrapalhar... 
Hoje, 
dia de Natal, 
eu desenharia pois 
toscamente - 
nesta página 
a Virgem, o Menino, o burrico... 
- imagina 
o bem que isso nos faria aos dois...
Porque então, 
eu não estaria 
te mandando uma idéia 
apenas...
Eu te mandaria uma Visão!

*            *            *

In: "Da Preguiça como Método de Trabalho" - 1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário