sexta-feira, 17 de junho de 2011

"BUDA NO LIXO"

Foto Jornal UOL em 17 de junho de 2011
 Hoje, ao abrir a Internet para leitura de e-mail, notícias e o que mais podemos usufruir  dessa ferramenta extraordinária, deparo-me com a manchete - "Buda no lixo" - e a foto do Jornal  UOL. Fiquei pensando que parece, mesmo, um alerta  para os tempos esquisitos que vivemos. Evidentemente o flagrante remete ao tsunami no Japão (um dos) mas, de todo modo, é impressionante como às vezes certos acontecimentos aparentemente banais - não o tsunami, mas a publicação da foto - nos induzem a refletir e buscar nossa essência.
Buda, essa figura milenar, fonte de sabedoria, tem sua enorme escultura fotografada em meio à destruição, ao caos. É como se daquela altura quisesse nos impactar, lembrando-nos de que temos, sim, essa sociedade global, atirado ao lixo seus ensinamentos.
Fui então à "bagunça organizada" da minha biblioteca para compartilhar alguns preceitos de "O evangelho de Buda" (Editora Pensamento):

- "(...) Os erros passados engendram tristeza e sofrimento. A passada retidão traz felicidade. Colhereis o que semeardes. Vede vossos campos. O sésamo foi sésamo, e o trigo, trigo. O silêncio e a sombra o sabem. Assim nasce o destino do homem. Vem à vida e colhe o que semeou; sésamo ou trigo, ou venenosas e daninhas ervas que o corrompem e à doentia terra. Porém, se bem lavrada a terra e estirpadas as más ervas, semeando em seu lugar as sãs e puras, formoso e fértil será o solo e ótima a colheita."

- "Isto basta para se saber quão ilusórios são os céus , as terras, os mundos e as mudanças que os alteram em potentes rodas de lutas e violências, cujo turbilhonante giro ninguém pode deter nem inverter. Não supliqueis, porque as trevas não iluminarão. Nada peçais ao silêncio, porque ele está mudo. Nada espereis dos deuses implacáveis, oferecendo-lhes hinos e dádivas."(...) "Em nós mesmos devemos buscar a libertação."

É... talvez sejam tempos para reflexão e mudança de atitudes.


Nota de esclarecimento:
Depois do comentário de "Anônimo",  ao reler o texto, me dei conta de que a interpretação poderia dar margem a se imaginar um "milagre". Nada disto. Embora proporcionalmente a escultura seja bem maior até que um prédio e o material seja mais resistente, mesmo que seja uma 'montagem', o que me chamou a atenção foi a criatividade na publicação da foto. Para um observador atento há, sim, uma intenção de alerta para os chamados fenômenos naturais que tem acontecido. Em se tratando do Japão - conglomerado de ilhas - a situação é ainda mais preocupante.
*         *         *

2 comentários:

  1. e em meio a tanta destruição, ela esta ilesa!!

    ResponderExcluir
  2. Não é mesmo? Ainda que tenha sido "colocada" ali, para mim não perdeu o sentido de alerta.
    Obrigada pelo comentário que será sempre bem vindo.
    Sueli

    ResponderExcluir