quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TARSILA DO AMARAL


Segundo o Google, 125º aniversário de TARSILA DO AMARAL, (1 de setembro de 1886, Capivari — 17 de janeiro de 1973, São Paulo)


Pintora e desenhista, uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro.

Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

ABAPORU
ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL

OPERÁRIOS

O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930; teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.
CARNAVAL

A Semana de Arte Moderna trouxe um rompimento, uma destruição das estruturas clássicas, acadêmicas, harmônicas, e por esse motivo tem caráter anárquico e destruidor.
Pode-se identificar duas posturas nacionalistas distintas: de um lado o nacionalismo consciente, crítico da realidade brasileira, e de outro um nacionalismo ufanista, utópico, exacerbado.

MAMOEIRO
Gosto demais da pintura de Tarsila do Amaral. Sem falar no comprometimento social e político, seus quadros me trazem uma sensação de doçura, lembrando os desenhos infantis.
Sua técnica - apuradíssima - nos faz entender como é difícil chegar à simplicidade. 

Aí está, pois, mais uma homenagem a essa talentosa artista brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário