quinta-feira, 12 de abril de 2012

LIÇÃO DE ESTILO

Companheiras inseparáveis
MENALTON BRAFF EM 20/02/2011 ÀS 12:58 PM - Revista Bula

Chavão, para o que nos interessa, não é aumentativo de chave. Uma chave muito grande. Segundo mestre Aurélio, chavão é a “Sentença ou provérbio muito batido pelo uso.” Existem palavras que parecem não conseguir sobreviver sem alguma companheira. São as companheiras inseparáveis, aquelas que deslustram o estilo e enfraquecem a eficácia do texto. Esse título, aí em cima, pode ser usado como exemplo. É um clichê. Se você duvida, preste atenção, entre outras coisas, às entrevistas de jogadores de futebol. Pelo menos da maioria. “Vamos dar uma alegria à torcida”, “Vamos fazer o que o professor mandar” e assim por diante. Caramba, “assim por diante” é mais um chavão.

Você já viu, por exemplo, na descrição de uma pessoa, a qualificação de “frio” sem que viesse acompanhada de “calculista”? Parece que toda pessoa fria deve também ser calculista. Você, é claro, conhece o adjetivo “ingente”, mas já encontrou alguma vez tal palavra no plural sem que viesse antecedida pelo substantivo “esforços”?

O mesmo acontece com “abalizada”, que logo chama sua companheira “opinião”. É claro que não se precisa falar dos “com certeza” da vida, ou os “por conta de”, modismos que a televisão se encarrega de divulgar, e que as pessoas de escasso vocabulário têm necessidade de copiar. É muito tentador, mas não vou falar daquela aberração que é a estrutura “amanhã vamos estar enviando”, cópia horrorosa que algumas secretárias treinadas nos Estados Unidos fizeram do “tomorrow we are going to send”, que é um tipo de futuro correto em inglês ou qualquer coisa semelhante. Felizmente a fase de macaquice de algumas pessoas vai arrefecendo, e já pouca gente, exceto vendedores, telefonistas e recepcionistas, continua usando essa fórmula indecente.

Pode-se propor um pequeno exercício para saber se você é bom de chavão. Escreva nos espaços em branco a primeira palavra que lhe ocorrer.

Juntar os __________, ____________cretina, vergonha na ____________, edulcorar a _________, descascar um __________, feliz _________ e ____________ano novo, à beira do _________, não boto muita ___, arcar com as _______________.

Se você escreveu cacos, pergunta, cara, pílula, abacaxi, natal, próspero, abismo, fé, consequências, você é realmente muito bom em chavões. Mas então trate de tomar cuidado ao redigir um texto. São expressões assim que desfibram seu estilo. As palavras nos copiam em tudo, pois em seu universo também existem companhias indesejáveis.


*          *          *

Nenhum comentário:

Postar um comentário