quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CURIOSIDADES LITERÁRIAS



Curiosidades Literárias


Por acaso alguém aqui já ouviu falar em Eric Blair, Charles Dodgson, Ricardo Basoalto, Samuel Clemens ou Henri-Marie Beyle? Não? Tem certeza? 
Talvez você já tenha até lido algum livro escrito por essas  pessoas. É que alguns escritores ficaram mais conhecidos por seus pseudônimos do que por seus próprios nomes, vamos lá:


1. Pseudônimo: George Orwell
    Nome Verdadeiro: Eric Arthur Blair


2. Pseudônimo: Lewis Carroll
    Nome Verdadeiro: Charles Lutwidge Dodgson


3. Pseudônimo: Mark Twain
    Nome Verdadeiro: Samuel Langhorne Clemens


4. Pseudônimo: Pablo Neruda
    Nome Verdadeiro: Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto

O poeta chileno resolveu adotar o pseudônimo Pablo Neruda em homenagem ao escritor checo Jan Nepomuk Neruda.
Posteriormente, o escritor conseguiu na justiça a modificação de seu nome para o pseudônimo que usou durante toda a sua vida.


5. Pseudônimo: Stendhal
    Nome Verdadeiro: Henri-Marie Beyle

Conhecido mundialmente pela obra 'O Vermelho e o Negro', o autor não teve muita popularidade em vida, somente sendo reconhecido – como ele próprio previra -, no início do século XX.


6. Pseudônimo: Ferreira Gullar
    Nome Verdadeiro: José Ribamar Ferreira

Segundo o próprio autor: "Gullar é um dos sobrenomes de minha mãe, o nome dela é Alzira Ribeiro Goulart, e Ferreira é o sobrenome da família, eu então me chamo José Airton Dalass Coteg Sousa Ribeiro Ribamar Ferreira; mas como todo mundo no Maranhão é Ribamar, eu decidi mudar meu nome e fiz isso, usei o Ferreira que é do meu pai e o Gullar que é de minha mãe, só que eu mudei a grafia porque o Gullar de minha mãe é o Goulart francês; é um nome inventado; como a vida é inventada eu inventei o meu nome".


7. Pseudônimo: Miguel Torga
    Nome Verdadeiro: Adolfo Correia da Rocha

Miguel Torga foi um dos maiores escritores portugueses do século passado. O pseudônimo famoso foi criado aos 27 anos.
O “Miguel” é uma deferência aos escritores espanhóis Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. O “Torga”, por sua vez, é uma planta brava da montanha, que nasce sobre as rochas.

8. Pseudônimo: Anne Rice
    Nome Verdadeiro: Howard Allen O'Brien

Anne Rice é uma escritora estadunidense famosa pelos seus livros sobre vampiros, como, por exemplo, as obras 'Entrevista com o Vampiro' e 'A Rainha dos Condenados', ambos já adaptados para o cinema.
A própria autora escolheu “Anne” como primeiro nome, ao entrar na escola.
O “Rice” decorre do sobrenome do seu primeiro marido, o também escritor Stan Rice.


9. Pseudônimo: George Sand
    Nome Verdadeiro: Amandine Aurore Lucile Dupin

George Sand foi uma escritora francesa, considerada por muitos como uma das precursoras do movimento feminista.
O pseudônimo lhe foi  dado pelo o escritor Jules Sandeau, um de seus inúmeros amantes.


10. Pseudônimo: Voltaire
     Nome Verdadeiro: François Marie Arouet

Voltaire foi um dos maiores pensadores iluministas. Passou a história pelas críticas que fez aos regimes absolutistas europeus, bem como pelas duras críticas à Igreja Católica.
Um dos maiores críticos de toda história da Igreja Católica, o escritor, por ironia do destino (ou desejo de sua família), foi enterrado na Abadia de Scellieres.
Após a Revolução Francesa, contudo, seu corpo foi levado para o Panteão de Paris, onde permanece até hoje.

*            *            *

Da página "Eu amo ler", no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário