domingo, 10 de novembro de 2013

CLAUDIO OLIVER - publicação facebook


Pensamento da Manhã: faz uns 6 meses que vejo um bando de gente discutindo sobre os black blocks, os manifestantes, o cansaço com governos do PT, do PSDB, do PMDB, da velha política. E, na minha humilde opinião, no fundo faz-se tudo isso pedindo mais do mesmo: crédito, crescimento, emprego, escola, sistema, voto e tudo o mais que representa o que ai está. E aqui faço um humilde convite: Tá realmente com vontade de quebrar o sistema? Quem estiver a fim de quebrar o sistema, de verdade, que tal se:
Em meio à competitividade, você ousasse tomar uma atitude solidária e altruísta por dia até que isso seja parte de sua rotina (só comportamento muda comportamento).
Que tal dar a vez para o outro, ser educado, sorrir, dar dinheiro, ajudar um colega... sei lá.
Mas de modo prático, quem ai topa mexer nos pilares do sistema e quebrá-lo?

Vamos a alguns deles:

Mentira 1
Temos de crescer. Esse é o mantra desde 1948, MENTIRA.
Precisamos urgentemente de um PIB negativo, de parar de crescer.
Em trinta anos não haverá energia para manter o estilo de vida de hoje, as colheitas dos cinco produtos que perfazem 80% do consumo estarão ameaçadas de colapso.
O grau de doenças causadas pelo que comemos se acelera. Então que tal parar de comprar? Isso vai desacelerar a economia, causar desemprego e mudar o rumo.
Plantar? Criar algum bicho que não seja um pet? Topa? Ou foi muito radical?

Mentira 2  
Precisamos mais educação. Esse é O mantra do sistema, que todo mundo repete apaticamente. Precisamos é de formação humana como sempre o fizemos desde que existimos, de presença de pais em casa (somos uma espécie cujos filhotes demandam 12 anos de presença paterna e materna há pelo menos 200.000 anos), de contato, de tela desligada, de conversa e passagem de sabedoria.
Criamos uma geração de técnicos adequados ao mercado e incapazes de manter um casamento, se relacionar com sorrisos, ou minimamente estacionar o carro na vaga ao invés de no meio da rua, ou de respeitar a vez do outro, de ser amável, de rir sem ser do outro.
Mais escola não socializa: escola ensina a criança a conviver entre iguais, da mesma classe social, cor e região, ensina a dissimular, competir, revidar e mantém juntos os de mesmo desempenho (ou você acha que raramente tem alguém da turma D ou E na medicina à toa? E que os estudantes de engenharia e medicina vêm da turma A e B por coincidência?
Precisamos de mais ambientes formativos locais.
Escolas (essas coisas que inventaram há uns 300 anos para ser manufatura de gente) geram seres educados e condicionados ao mercado. O ambiente formativo familiar e comunitário gera gente culta. Ou você acha que falta de cultura, cultura de massas e pasteurização cultural é coincidência também? Então, quer quebrar o sistema? Reassuma a formação de seu filho(a), volte para casa, e crie, fora da escola ou apesar da escola (fui radical demais????)
Assuma sua cultura local, sua herança cultural, suas canções e tradições. Celebre a continuidade.

Mentira 3
A tecnologia vai dar um jeito. NÃO, NÃO VAI DAR.
A Tecnologia é que fez o mundo ficar do jeito que está, e não me consta que aumentar a dose do remédio que mata o doente vá curá-lo.
Tecnologia controlada e nas mãos da tradição foi a marca de nossa história de espécie.
Não é negá-la mas é colocá-la no trilho e sob o controle do usuário, fora das mãos dos especialistas e da academia, que com ela simplesmente aumentam o controle social.
Reassuma velhas tecnologias, de baixa energia, que seus bisavós dominavam. Seus filhos vão precisar delas e ninguém mais sabe usar.
E desconfie de todo PhD que resume uma conversa com o simples "pesquisas científicas comprovam"... isso sem contexto é mera religião. (radicalizei de novo?).
O fato de um título acadêmico não livra ninguém da burrice, pelo contrário, pode até facilitar sua hipertrofia. Conheço mais exemplos de PhDs burros do que gostaria de conhecer.

Vou parar por aqui, até por que acho que ninguém vai ler um troço longo desse.... mas tem mais umas 10 mentiras para conversar como: Mercado, governo, competitividade, eficiência, planejamento estratégico, economia, a monitorização de tudo e muito mais.... mas vou ficar por aqui, para o caso de algum insano que teve paciência de ler até aqui, não ser abusado pela minha verborragia.
Bom dia.

Claudio Oliver

*          *          *

Nenhum comentário:

Postar um comentário