sexta-feira, 25 de abril de 2014

ANIVERSÁRIO D'ELLA...



"Ella Fitzgerald is the essence of Jazz."  




Ella Jane Fitzgerald 
(Newport News, 25 de abril de 1917 — Beverly Hills, 15 de junho de 1996) 

Também conhecida como a "Primeira Dama da Canção"  First Lady of Song) e "Lady Ella", foi uma popular cantora de jazz estadunidense. 
Com uma extensão vocal que abrangia três oitavas, era notória pela pureza de sua tonalidade, sua dicção, fraseado e entonação impecáveis, bem como uma habilidade de improviso "semelhante a um instrumento de sopro", particularmente no scat.

Considerada uma das intérpretes supremas do chamado Great American Songbook, teve uma carreira que durou 59 anos.
(...)
Durante sua juventude Ella queria ser uma dançarina, embora gostasse de ouvir as gravações de jazz de Louis Armstrong, Bing Crosby e The Boswell Sisters. 
Idolatrava a cantora Connee Boswell, dizendo mais tarde: "Minha mãe trouxe para casa um de seus discos, e me apaixonei por ele....Tentei tanto soar exatamente como ela."
(...)
Fez sua estreia como cantora aos 17 anos, em 21 de novembro de 1934, no Teatro Apollo, no Harlem. 
Gradualmente conquistou um público semanal no Apollo, e a oportunidade de competir numa das primeiras "Amateur Nights" do teatro. 
Originalmente pretendia dançar, porém, intimidada pelas Edward Sisters, uma dupla local de dançarinas, optou por cantar no estilo de Connee Boswell. 
Interpretou "Judy", de Boswell, e "The Object of My Affection", das Boswell Sisters, e conquistou o prêmio principal, de 25 dólares.

Foi eleita em 2013 pelo site estadunidense Yahoo a maior vocalista da historia da musica mundial. 

(Fonte: wikipédia)

*           *            *



Nenhum comentário:

Postar um comentário