sábado, 23 de julho de 2011

CASSIANO RICARDO - (discurso)


(Trecho do discurso de posse na Academia Brasileira de Letras)

Quando estou triste, leio Musset. Se a minha tristeza tem um sabor português (há uma tristeza para cada terra) recorro ao Antônio Nobre que é mais chegado à intimidade de minha raça.

Quando estou áspero, exaltado no meu apego à terra, leio Euclides de Os Sertões.

Quando necessito de mocidade para meu espírito, leio o velho João Ribeiro nacional ou o velho Bernard Shaw estrangeiro.

Quando fico meio céptico, que fazer? Sirvo-me do Anatole dissolvente para dissolver em água-de-rosas o meu cepticismo.

Quando me ponho a brincar com realidades mais sérias, leio o incrível Wells.

Quando quero escarnecer dos homens, leio Voltaire.

Quando estou farto de artifício literário e procuro maior soma de verdade humana e profunda, leio Cervantes.

Quando me enfastiam as verdades correntes ou os conceitos usuais da vida, agarro-me a Chesterton. Poderia fazer o contrário: ler Voltaire ou Juvenal quando me sentisse triste e Musset ou Antônio Nobre (ou o nosso Rodrigues de Abreu, tão humilde na sua desesperança) quando me sentisse alegre. Mas não. O mal cura-se com o próprio mal. O bem paga-se com o próprio bem.

A estante de minha sensibilidade é feita de momentos. E cada escritor tem, aí, o seu momento próprio e inevitável.

Também, quando quero ser simples ou ser eu mesmo, expulso essa gente toda do meu convívio. Abro a janela que dá para a vida e restabeleço, como disse alguém, as minhas relações líricas com a Natureza.

E faço de cada dia uma página branca.

E faço de cada noite uma reticência de estrelas..."


*                        *                       *

Nenhum comentário:

Postar um comentário