sexta-feira, 2 de setembro de 2011

"SEMENTE ALADA"


Continuando a tarefa de descartar coisas já sem utilidade, encontro uma das agendas antigas.
Pois é, e lá está um poeminha sobre uma planta. Isso mesmo. Um colega da época - professor de Biologia no colégio em que eu também lecionava - veio me mostrar uma plantinha interessante: depois de maduro (seco) seu fruto possui uma casca parecida com o coco, mas quando se abre, há uma porção de casquinhas mais leves que não caem simplesmente, elas esvoaçam até pousar no chão. Disse-me o professor que o nome popular é Semente Alada.  Hoje, com a facilidade da internet e o incrível Google, pude pesquisar e encontrei no blog movimentosdafisica um trecho bastante explicativo sob o ponto de vista da Ciência:

"Paraquedismo e aerodinâmica - Alguns exemplos da força de resistência do ar
(...)
São vários os exemplos do efeito da força de resistência do ar sobre os mais diferentes corpos. Existem aqueles corpos que tentam aumentar a força de resistência do ar sobre eles, diminuindo suas velocidades, como os paraquedistas. Por outro lado, existem também aqueles corpos que tentam diminuir a força de resistência do ar, de maneira que se movimentem o mais rápido possível; são exemplos disso os carros de fórmula 1 e todas as novidades da Jabulani, a bola da Copa do Mundo de Futebol de 2010, exemplos que dizem respeito à aerodinâmica.
(...)
Antes do homem inventar o paraquedas, alguns animais já se utilizavam do efeito da força de resistência do ar para planar ou realizar uma queda amortecida. São exemplos desses animais a serpente voadora, o lagarto voador, o esquilo voador e a rã voadora.
(...)
Mas não é só o mundo animal que se aproveita do efeito dessa força; o mundo vegetal também o faz e muito bem.Alguns frutos e sementes apresentam uma estrutura que aumenta a força de resistência do ar sobre eles, fazendo-os cair mais devagar e permitindo que o vento os leve para mais longe. Essas estruturas de frutos e sementes superam muitas vezes as feitas pelo homem, pois podem suportar uma carga maior do que o seu próprio peso e mesmo assim estabilizarem-se durante a queda."

Não sendo cientista, na minha visão ficou assim:

Da divina Natureza:
a força, a sabedoria
numa explosão de beleza
em casca de poesia.
Em sua dança e alegria,
não cai, desliza no espaço
numa lição de harmonia,
docemente, passo a passo.

Da humana delicadeza:
o gesto, na cor da amizade,
que também é flor antiga
dos ventos de liberdade.
Concha que sempre abriga
flor possível, delicada,
tornando a semente amiga
da terra bem cultivada.
                                                                            (Sueli, em 30/10/1995)
*            *            *

2 comentários:

  1. Olá, vc sabe me dizer que qual a espécie da árvore que produz essa semente alada cheia de espinhos da foto? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, é a semente de um araribá,espécie da mata atlântica .

      Excluir