quinta-feira, 17 de novembro de 2011

F.CHOPIN

A Doença de Frédéric Chopin

Frédéric François Chopin, brilhante compositor e pianista polonês
(Elazowa Wola, 1 de Março de 1810 — Paris, 17 de Outubro de 1849).

Biograficamente, o artista é pintado como um jovem de saúde frágil, consequência de uma grave doença crônica iniciada na infância; malgrado a debilitação, Chopin é mundialmente conhecido como um dos maiores e mais importantes compositores da história.

"O primeiro médico, ao olhar-me, disse que eu morreria; o segundo, que me restava um último suspiro; e o terceiro, que eu já estava praticamente morto." (F. Chopin, Mallorca, 1838.)


Em 1826, quando o músico estava com 16 anos de idade, adoeceu gravemente, e passou seis meses queixando-se de sintomas respiratórios e dores “insuportáveis” de cabeça.

Aos 20 anos, mudou-se para França em busca de aperfeiçoar sua arte, mas nesse período a doença de Chopin piorou, obrigando-o a mudar-se para a ilha mediterrânea de Mallorca, buscando um clima mais agradável.

Mesmo no novo ambiente, a sua tosse carregada, febre recorrente, hemoptise, perda de peso continuaram progredindo, além de aparecer uma infecção nasal acompanhada de bloqueio da passagem de ar.
Em Mallorca, médicos locais concluíram que ele sofria de tuberculose pulmonar.

Chopin retirou-se para Paris, onde seus médicos, utilizando o recém inventado estetoscópio, discordaram de tal diagnóstico.

No outono de 1849, sua saúde deteriorou-se ainda mais, sua respiração tornou-se intensamente penosa, acompanhada por fortes crises de tosse.

Chopin morreu em 17 de outubro desse mesmo ano, aos 39 anos de idade. Seu corpo foi enterrado no cemitério Pere Lachaise.
Satisfazendo a vontade do músico, o "Requiem" de Mozart foi executado durante o funeral

O nome de Chopin evoca a imagem de um artista sentimental, um dos gigantes do período musical romântico.
Sua música tornou-se um símbolo de sua tragédia pessoal e, por vezes, um protesto contra as restrições que a doença crônica lhe infligia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário