domingo, 23 de março de 2014

Beleza em Arquitetura

Da página "Obvious" - JEFERSON CORRÊA - 20 março 2014


Todas as manhãs, esta mesquita é iluminada com todas as cores do arco-íris. Um momento sagrado onde fé e arte se encontram.
nasir-al-mulk-mosque-shiraz-iran-11.jpg
Foto Marco Anonini

Geralmente quando alguém nos conta sobre arquitetura histórica, imaginamos belos arcos, torres elevadas, esculturas e paredes de pedra , mas a maioria de nós provavelmente não pensa em cores vivas e vibrantes. 
A mesquita de Nasir al- Molk é uma exceção marcante e forte à frente da ideia de que estruturas históricas poderiam ter falta de cores. Não são apenas os seus vitrais ricamente coloridos , mas suas paredes apresentam uma bela e vibrante coloração conjunta de azulejos geométricos pintados.

nasir-al-mulk-mosque-shiraz-iran-5.jpg
Foto Abbas Arabzadeh
A construção da mesquita foi iniciada em 1876 e concluída em 1888, em Shiraz, Irã pela ordem de Mirza Hasan Ali Nasir al Molk , um senhor da dinastia Qajar.
Os vitrais capturam a luz da manhã e criam um jogo glorioso de luz no chão da mesquita, ganhando o nome de " Mesquita Rosa " e convidando fotógrafos para capturar sua beleza. 
Embora alguns dos azulejos que a decoram sejam de cor rosa, parece que a mesquita inclui quase todas as cores sob o sol.
nasir-al-mulk-mosque-shiraz-iran-8.jpg
Foto Amin Abedini
A mesquita possui muitos elementos da arquitetura islâmica tradicional como arcos Iwan e uma fonte central para as abluções, mas vitrais são relativamente raros. Apenas algumas outras mesquitas, como a Masjid al-Aqsa e a Mesquita Azul em Istambul apresentam janelas de vitrais. São belíssimas imagens de encher os olhos.

Apreciem sem moderação.

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário