terça-feira, 4 de março de 2014

MANUEL BANDEIRA - Mascarada

Mascarada
Manuel Bandeira

Você me conhece?
(Frase dos mascarados de antigamente)

- Não conheço não.

- Ah como fui bela!
Tive grandes olhos,
que a paixão dos homens
(estranha paixão!)
fazia maiores,
fazia infinitos...

Diz: não me conheces?
- Não conheço não.

- Se eu falava, um mundo
irreal se abria
à tua visão!

Tu não me escutavas:
perdido ficavas
na noite sem fundo
do que eu te dizia...
Era a minha fala
canto e persuasão...

Pois não me conheces?
- Não conheço não.

- Choraste em meus braços...
- Não me lembro não.

- Por mim quantas vezes
o sono perdeste
e ciúmes atrozes
te despedaçaram!
Por mim quantas vezes
quase tu mataste,
quase te mataste,
quase te mataram!
Agora me fitas
e não me conheces?...

- Não conheço não.

Conheço é que a vida
é sonho, ilusão.
Conheço é que a vida,
a vida é traição.

*            *            *
In: "Carnaval"


Nenhum comentário:

Postar um comentário