Por sugestão - em comentário no blog - de Catarina Ribeiro, também admiradora da poesia de Olinda Ribeiro, esta que tem, em Ana Catarina, sua pomba branca.
Tantas coincidências de nomes...muito interessantes.
Pomba Branca
Olinda Ribeiro
Pomba branca mágica pomba branca
sempre o símbolo da paz
sobrevoando sonhos e montanhas
e outros céus iluminados e estereotipados
a pomba poética e profética cai bem
nas frases feitas dos discursos
prontos para consumir por
povos sedentos de esperança,
mas uma criança com fome
quer pão, um copo de leite,
uma cama quente e colo de mãe,
essa é a sua pomba branca,
a sua paz, o seu símbolo, e a sua esperança.
Perguntava-me qual era minha contribuição
Para a paz de uma criança?
A pomba branca poisou no meu colo
Aninhou-se no meu peito
Deu-me um beijo e adormeceu.
E hoje ainda que só por hoje
Acreditei que o símbolo da paz
Era uma pomba branca voando
Pelos céus e pelas montanhas
E que os homens eram homens
E as crianças somente crianças
Sonhando com pombas brancas.
* * *
2012 Olinda Ribeiro 21 de Março, dia mundial da poesia
Sueli que poesia emocionante. Que lindo. felicito voçê por seu bom gosto e sensibilidade, e sua fã Catarina Ribeiro também merece meu obrigado.
ResponderExcluirquantos poetas a gente desconhece e fica perdendo tamanha belezura.
beijo
Lisa Juraci
Olá, Lisa
ResponderExcluirEstou verdadeiramente agradecida por sua gentileza em voltar e comentar. O mérito é todo de Olinda Ribeiro e sua poesia encantadora.
Obrigada sempre,
Bj
Olha aí meu bem nossas crianças merecem mesmo este colo e esta poetiza de um jeito sutil vem chamar nossa atenção de todos nós e faz tudo isto sem julgamento sómente se interrogando o que ela faz pelas crianças mas tambem se permitindo somente amar.
ResponderExcluirSueli muitas vezes venho aqui por paixão a nosso grande Millôr mas esta poetiza está me conquistando.
Antónia Félix Pascoal
Olá, Antónia
ExcluirAgradeço muito o carinho da sua visita. Olinda Ribeiro é mesmo especial.
Também gosto demais de Millôr Fernandes.
Obrigada mais uma vez e volte sempre.
Bj
Quanta sensibilidade esta poetiza nossa irmã encerra, já tive o privilégio de ler outros géneros que não poesia e fiquei igualmente fascinada, uma época em que Olinda Ribeiro colaborava com o professor da escola que frequentei quando passei 7 anos em Portugal na zona de Matozinhos, realmente fico encantada de vir encontrar em seu blogue uma pessoa que afirmava que não conhecia, branco, negro, pobre, rico, chinês, brasileiro, africano ou português, sómente conhece pessoas que povoam o planeta e têm o dever de falar todos o mesmo idioma HUMANÊS!
ResponderExcluirSueli se eu já apreciava este cantinho agora virei devota.
Paola Lima
Bem vinda, Paola
ExcluirVc tem o privilégio de conhecer pessoalmente Olinda Ribeiro. Pelo que vc diz é realmente pessoa de muito valor. Deus as abençoe. Você e ela.
Obrigada pela visita. Bj
Sueli voçê é 5 ***** presenteou seus passeantes com mais um poema fabuloso dessa suculenta poeta portuguesa que é Olinda Ribeiro, pessoas como a Sueli dão vontade de acreditar que ainda existe quem cumpra sua palavra.Um baita dum abração pra voçê e pra poetiza tambem.
ResponderExcluirJonas Leal
Olá, Jonas
ExcluirQue bom ter voltado! Obrigada. Procuro, sim, sempre cumprir com o prometido, diferentemente de muitos dos nossos políticos (rsrsrsrsrs).
Abçs
Poesia Tão Gostosa! Posta mais, que a gente até sente as palavras na boca como se fosse água de coco
ResponderExcluirLuis Madeira ... será que somos família? eu sou mineiro e a Sueli? Meu sítio se chama Salinas conhece?
Hehe, Luis Madeira
ExcluirQuem sabe, somos família? Confesso que não sei... mas pode per, por que não? Eu também sou das Minas Gerais (zona da mata), mas atualmente moro em uma cidadezinha do Estado do Rio, colada ao Sul de Minas.
Infelizmente não conheço Salinas, talvez um dia...
Obrigada pela visita e aguarde mais poemas, o que faço com muita alegria.
Abçs
o bom é que os amigos vão repassando as novidades e aí a gente também desfruta desta poeta li todos e AMEI TODOS
ResponderExcluirmichele
Olá, Michele
ExcluirBem vinda e obrigadíssima por suas palavras. Amigo é pra essas coisas.
Volte sempre. Bj
Olá Sueli encontrou este poema esxtraordinário "pomba branca" que bom. Tomo a liberdade de enviar um poema de Olinda Ribeiro que é um dos meus preferidos, e trago sempre comigo, é bom partilhar as coisas boas e bonitas.
ResponderExcluirFelicidade
Se cantares para mim eu gosto
Se me beijares eu deixo
Se me abraçares suspiro
Se me amares Eu canto!
Olinda Ribeiro
como um poema tão simples e pequeno consegue ser tão grandioso e abarcar o eterno.
bjs
Catarina Ribeiro
Olá, Catarina
ExcluirObrigada por continuar partilhando sua sensibilidade através dos lindos poemas de Olinda Ribeiro. A arte de Olinda está justamente em ser simples e profunda.
Aliás, as publicações dos poemas dela causam uma bendita revolução no blog. Todos comentam com carinho.
Bj
Olá Sueli. Li o comentário que deixou no meu blogue e terei o maior gosto em falar nesse assunto consigo. Como não sei o seu contacto, deixo-lhe o meu e-mail: osmeussonetos@gmail.com Contacte-me por favor.
ExcluirEsclareço também que no meu blog poderá encontrar largas dezenas de poesias de Olinda Ribeiro e também outras de minha autoria. Fica o endereço para os que desejam conhecer um pouco mais: osmeussonetos@blogspot.com
Obrigado pelas suas simpáticas palavras.
Vasco de Sousa
Faz tempo que não vinha aqui gostei das novidades, uma das coisas que eu gosto é que sempre descobre algo interessante, como esta poeta portuguesa, tem em comum o apelido Ribeiro que é um apelido com muita história em Minas Gerais principalmente em Salinas o coronel Idalino Ribeiro figura muito importante, e se não fosse por a Sueli esclarecer que é portuguesa eu até pensaria que era dessa família pois me parece que tem um elemento com o mesmo nome. Meu marido é de Salinas eu sou de Mariana, então agora aposentados andamos um tanto cá e lá.
ResponderExcluirRosa Pereira
Olá, Rosa
ExcluirObrigada por suas palavras tão gentis. Interessante, aqui mesmo, nos comentários, escreveu Luis Madeira, dizendo que é de Salinas. Levantou até a possibilidade de termos algum parentesco - ele e eu - por causa do sobrenome. Vc o conhece? Nossa! Quantas coincidências!
Bj
GOSTO!
ResponderExcluirSueli seu espaço sempre aprumado e muito diversificado agora com esta poeta está florescendo como voçe descobre estes tesoros?
ResponderExcluirque tal se postasse o poeminha Felicidade é tão precioso quem não lê os coments. perde a chance de apreciar tamanha riqueza.
bjs
Xanela Macedo
Olá, Xanela
ExcluirObrigada pela visita e as palavras amáveis.
O poema está aí. Com muito gosto.
Bj
Obrigada pela visita, Zézinho!
ResponderExcluirVolte sempre.
Abçs
a sra Sueli poderia ter a gentileza de postar aquele poema "felicidade" gostaria que meus netos lessem mas eles não apreciam comentários, o caçula já lê para vóvó mas as letras são minusculas... tem 6 aninhos é um doce e assim aprende a maravilha da poesia
ResponderExcluirah e grata por esta arejada poética
uma vóvo babada
Nota 10
ResponderExcluiraqui no ciber da barrinha todo mundo anda falando que Sueli descobriu Portugal!!! Posta mais.
E pra que conste meus 17 anos não me impedem de curtir boa poesia com a galera, um gigantão aqui pra minha galera que é toda da paz e do bem.
João Carlos
Parabéns, João Carlos, por sua juventude tão bem aproveitada e também pela 'galera da paz e do bem'.
ExcluirA turma jovem sempre foi a motivação maior do meu trabalho.
Portugal não foi descoberto por mim (rsrrsrs); trago no coração essa terra abençoada dos meus antepassados. Sou filha de português. O marcador 'Língua Irmã - Autores portugueses' comprova meu respeito e admiração por esse país.
Obrigada pelo carinho.
Abçs
Oi Sueli este espaço está ficando um espação, fica gostoso como quando se quer tudo se consegue, a Sueli foi em busca e encontrou um jeito de fazer as pessoas se abrirem... comunicarem... em comum uma poeta que fala a língua da gente melhor assim! Já basta de pessoas que escrevem pra ninguém perceber... parece que tratam a gente como se fôssemos todos enciclopédia.
ResponderExcluirAntónio Pires
Obrigadíssima, António
ExcluirComo pode perceber, gosto de comunicar-me com pessoas que me possam acrescentar algo. Seu comentário me deixa muito feliz.
Volte sempre.
Abraços.